De todos os recursos que o iOS possui, o Siri, o popular assistente digital de reconhecimento de voz, sempre foi notável. Desde o lançamento do Siri em 2011, ele Passou por várias atualizações. Desde as tarefas simples do sistema, incluindo encontrar contatos, verificar o clima e definir alarmes para reservas em restaurantes, horários de exibição de filmes, pesquisar na Wikipedia/Twitter, navegar no aplicativo Music e muito mais, o Siri está se tornando cada vez mais utilitário e compatível com terceiros.
As mudanças ainda estão acontecendo. Você já deve ter ouvido falar sobre isso, pois iOS 10, a Apple vai trazer recursos expandidos para Siri, suportando a integração de aplicativos de terceiros. Seguindo o próprio mecanismo de extensão de aplicativo da Apple, desenvolvedores terceirizados podem registrar "domínios" e "intenções" para obter o suporte da Siri em seus aplicativos.
O iOS 10 oferece o SiriKit, que permite que seus aplicativos de terceiros funcionem com o Siri. O facto é que, com o SiriKit no iOS 10, a Apple tratará de todo o reconhecimento de voz e interpretação de cada consulta. A Siri decidirá se pode resolver o problema por conta própria ou entregar a solicitação a um aplicativo de terceiros compatível. Além disso, os desenvolvedores só podem obter acesso aos dados específicos relevantes para seu aplicativo.
SiriKit API (Application Program Interface) é oferecido para aplicativos de terceiros. Assim que eles apresentarem uma resposta apropriada, a resposta será exibida na interface da Siri. Ou seja, os usuários do iOS podem interagir com aplicativos de terceiros dentro da Siri sem precisar acessar os aplicativos.
Como a Siri está fazendo o trabalho pesado aqui, os desenvolvedores terceirizados não teriam muitos problemas. Tudo o que eles precisam fazer são três coisas. Primeiro, eles precisam fornecer o vocabulário básico de seus aplicativos, incluindo o nome do aplicativo, como WhatsApp, e os nomes do conteúdo do aplicativo, como os nomes dos contatos na biblioteca do WhatsApp. Em segundo lugar, eles precisam formular a lógica do aplicativo, certificando-se de que a Siri possa se comunicar com a extensão do aplicativo. Em terceiro lugar, eles precisam criar uma interface de usuário. Embora não haja necessidade de abrir o aplicativo ao usar o Siri, os desenvolvedores podem fornecer arte personalizada para as respostas do Siri para que pareçam o aplicativo completo.
Se você acha que este SiriKit é a versão definitiva que pode funcionar com qualquer tipo de comando de voz, pode ficar desapontado. De acordo com a Apple, o SiriKit suporta apenas seis tipos de aplicativos de terceiros até agora, incluindo Ride Booking, Messaging, Photo Search, Payments, VoIP Calling e Workouts.
Embora algumas pessoas estejam desapontadas com a restrição, há uma boa razão para a Apple ter feito isso. Isso garante que podemos obter uma experiência Siri relativamente maravilhosa. Além disso, o Siri aberto coloca a questão da privacidade em um grande risco, por isso é necessário limitar os serviços de terceiros e garantir que eles sejam seguros em primeiro lugar. Mas, novamente, tenho certeza de que, com o desenvolvimento do iOS, mais tipos de aplicativos serão compatíveis com o Siri em breve.